São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Em 15 de julho de 2020, a Receita Federal do Brasil publicou a Instrução Normativa n.º 1.965, a qual prorroga, em caráter excepcional, o prazo para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (“ECF“) referente ao ano-calendário de 2019, para até o último dia útil do mês de setembro de 2020.
Referido prazo aplica-se, inclusive, para as situações de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial de pessoas jurídicas, ocorridas no período entre janeiro e abril do ano-calendário de 2020.
Vale lembrar que desde o ano-calendário de 2014, a ECF substituiu a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), obrigação acessória fiscal na qual o contribuinte prestava informações à Receita Federal do Brasil sobre a apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Nesse sentido, estão obrigadas ao preenchimento e entrega da ECF todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido. No caso de pessoas jurídicas que são sócias ostensivas de Sociedades em Conta de Participação (“SCP“), a ECF deve ser transmitida separadamente, para cada SCP, além da transmissão da ECF da sócia ostensiva.
Pinheiro Guimarães Anuncia Sete Novos Sócios, Fortalecendo Áreas Estratégicas
Pinheiro Guimarães participou do II Simpósio Tributaristas Cariocas
CVM divulga orientações técnicas sobre a Resolução 175 aplicável a FIDC, FII e FIAGRO
Retomada de Investimentos em Startups: Tendências de Mercado e Aspectos Gerais de Venture Capital
Governo sanciona o PL 1.087, que amplia a isenção do imposto de renda da pessoa física e institui tributação mínima para altas rendas e tributação dos dividendos
Pinheiro Guimarães concorre às categorias “Deal of the Year” e “Firm of the Year” no Legal 500 Brazil Awards 2026