São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
STF discute restrições ao arrendamento e à aquisição de imóvel rural por sociedade controlada por estrangeiros.
O STF iniciou o julgamento da ADPF 342 e da ACO 2.463, que tratam da constitucionalidade de restrições à aquisição e ao arrendamento de imóvel rural por sociedade brasileira controlada por estrangeiro. O relator, Ministro Marco Aurélio, votou favoravelmente à constitucionalidade da equiparação de sociedades controladas por estrangeiros a sociedades estrangeiras para aplicação de tais restrições.
O julgamento foi suspenso, em razão de pedido de vista do Ministro Alexandre de Moraes, que apresentou voto divergindo do relator. A expectativa é que o julgamento seja encerrado no início de agosto, após o recesso do STF.
Para acessar a íntegra da ADPF 342 e da ACO 2.463, que trata sobre restrições à aquisição de imóvel rural por estrangeiros, clique aqui.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias sobre direito Imobiliário, clicando aqui.
Mercado de Capitais em Transformação: retração dos IPOs, expansão do crédito privado e o avanço de estruturas como o “IPO reverso”
Inteligência Artificial: aspectos gerais, responsabilidade civil e utilização no Judiciário
STF retoma julgamento envolvendo a aquisição e arrendamento de imóvel rural por sociedade brasileira controlada por estrangeiro
Pillar 2: Estrutura, Implementação no Brasil e Desafios Jurídico-Tributários
Retrospectiva Tributária 2025: o que mudou em âmbito federal e quais os impactos para 2026
Sancionada lei complementar que reduz incentivos e benefícios tributários federais, eleva o IRRF sobre JCP e aumenta alíquota da CSLL
Pinheiro Guimarães atua em aquisição estratégica no segmento de fintech