Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Em 4 de julho de 2025, o Ministro Alexandre de Moraes proferiu decisão conjunta na Ação Direta de Constitucionalidade n.º 96 e nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade n.º 7827 e 7839 para suspender os efeitos dos Decretos Presidenciais 12.466/2025, 12.467/2025 e 12.499/2025, que elevaram as alíquotas do IOF nos últimos meses, e também do Decreto Legislativo 176/2025, que havia sustado tais Decretos Presidenciais.
Sob o fundamento de que a Constituição Federal exige que as relações entre os Poderes Executivo e Legislativo seja pautada no binômio da independência e harmonia, o Ministro determinou a realização de audiência de conciliação entre os poderes para debater o tema, intimando as Presidências da República, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, a Procuradoria-Geral da República, a Advocacia-Geral da União e as partes. Após a realização da audiência de conciliação, o STF voltará a analisar a necessidade de manutenção da medida liminar concedida.
Assim, a redação que produz efeitos no momento é a redação do Decreto n.º 6.306, de 14 de dezembro de 2007 anterior às alterações promovidas pelos Decretos Presidenciais.
A equipe Tributária do Pinheiro Guimarães está à disposição para avaliar as implicações e oportunidades relacionadas a essa matéria.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.
Novas Regras para o IOF: Governo Federal promove alterações no IOF/Câmbio, IOF/Crédito e IOF/Seguros
Governo publica Medida Provisória com novas medidas para compensar o recuo parcial no aumento do IOF feito no mês passado e novo Decreto do IOF
Ministro Alexandre de Moraes suspende os Decretos Presidenciais e o Decreto Legislativo referentes ao IOF
Ministro Alexandre de Moraes suspende os Decretos Presidenciais e o Decreto Legislativo referentes ao IOF
Pinheiro Guimarães participa de evento promovido pelo INEA sobre Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS)
Decisão do STF sobre Marco Civil da Internet e o Cenário Eleitoral de 2026
Pinheiro Guimarães é reconhecido pelo Chambers Brazil: Regions 2025
Governança Corporativa: fundamentos, estrutura e boas práticas segundo o Código IBGC
Pinheiro Guimarães participou do Latin America Tax Practice Trends Annual Conference