São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Conselho Monetário Nacional flexibiliza regra sobre repasse de recursos captados no exterior.
Entrou em vigor no dia 3 de novembro de 2020 a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) n.º 4.857, que altera a Resolução do CMN n.º 3.844, a qual dispõe sobre o capital estrangeiro no Brasil.
A nova Resolução passou a permitir que os recursos captados por instituições financeiras nacionais junto a bancos multilaterais de desenvolvimento e agências internacionais de desenvolvimento no exterior, para fins de repasse para devedores no Brasil nos termos do artigo 11 da Resolução do CMN n.º 3.844, ingressem no país a partir de conta aberta pela instituição financeira no exterior vinculada exclusivamente à respectiva operação de captação.
A regra facilita esse tipo de operação ao permitir que as instituições financeiras brasileiras que captem recursos junto a tais entidades internacionais desembolsem tais recursos aos respectivos devedores no Brasil diretamente de contas por elas mantidas no exterior e vinculadas a cada operação de captação.
Para acessar a íntegra do CMN n.º 4.857, que trata sobre regra sobre repasse de recursos captados no exterior, clique aqui.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias sobre Societário, clicando aqui.
Mercado de Capitais em Transformação: retração dos IPOs, expansão do crédito privado e o avanço de estruturas como o “IPO reverso”
Inteligência Artificial: aspectos gerais, responsabilidade civil e utilização no Judiciário
STF retoma julgamento envolvendo a aquisição e arrendamento de imóvel rural por sociedade brasileira controlada por estrangeiro
Pillar 2: Estrutura, Implementação no Brasil e Desafios Jurídico-Tributários
Retrospectiva Tributária 2025: o que mudou em âmbito federal e quais os impactos para 2026
Sancionada lei complementar que reduz incentivos e benefícios tributários federais, eleva o IRRF sobre JCP e aumenta alíquota da CSLL