Publicações e Eventos

PGFN e RFB publicam dois novos editais de Transação Tributária envolvendo temas de Bonificações, Stock Options e PLR

PGFN e RFB publicam dois novos editais de Transação Tributária envolvendo temas de Bonificações, Stock Options e PLR

Editais de transação tributária tratam de controvérsias sobre Bonificações, Stock Options e PLR, e possuem prazo de adesão até o dia 28 de dezembro de 2025.

 

Em complemento aos Editais de Transação PGFN/RFB n.º 52, n.º 53 e n.º 54, que abordaram as controvérsias relacionadas (i) à irretroatividade do conceito de “praça” aplicável ao Valor Tributável Mínimo (“VTM“) em operações interdependentes para fins de incidência do IPI; (ii) aos critérios de apuração do preço de transferência pelo método preço de revenda menos lucro (PRL); e (iii) à discussões sobre a tributação na desmutualização da Bovespa e BM&F, foram publicados os Editais de Transação PGFN/RFB n.º 58 e n.º 59 pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (“PGFN“) em conjunto com a Receita Federal do Brasil (“RFB“).

 

Os novos Editais de Transação apresentam condições vantajosas para os contribuintes que pretendem encerrar discussões tributárias complexas, com a finalidade de reduzir o contencioso tributário. E, como feito pela PGFN e pela RFB nas últimas oportunidades, cada edital trata de temas específicos que podem ser transacionados – constantes no Anexo I, da Portaria Normativa MF n.º 1.383/24, a seguir relacionados:

 

  • Edital de Transação n.º 58/25: discussões envolvendo a exigência da contribuição ao PIS e da COFINS sobre bonificações e descontos recebidos por estabelecimentos varejistas; e
  •  

  • Edital de Transação n.º 59/25: discussões envolvendo a incidência de IRPF, contribuição previdenciária e contribuições de terceiros (i) em virtude de planos de opção de compra de ações ofertados pelas empresas a seus empregados e/ou diretores (Stock Options); e (ii) sobre os valores pagos por empregados para programas de previdência privada complementar.
  •  

    O prazo para a adesão aos referidos Editais de Transação será encerrado no dia 28 de dezembro de 2025, via Portal Regularize. Os débitos envolvidos podem estar sob responsabilidade da PGFN (se já inscritos em dívida ativa) ou da RFB (se ainda não inscritos), cabendo a esses órgãos a consolidação dos valores elegíveis à transação.

     

    Assim como observado nos Editais de Transação PGFN/RFB n.º 52, n.º 53 e n.º 54, os contribuintes que aderirem aos referidos editais poderão usufruir de descontos de até 65% (sessenta e cinco por cento) sobre o valor do débito tributário, com possibilidade de parcelamento em até 61 (sessenta e uma) vezes, conforme a modalidade escolhida, com parcelas mínimas a partir de 13 (treze) prestações. Cada parcela será atualizada conforme os juros equivalentes à Taxa SELIC, além de 1% (um por cento) no mês do pagamento.

     

    Ressalta-se, adicionalmente, a possibilidade de o contribuinte compensar até 30% (trinta por cento) do saldo devedor com prejuízo fiscal de IRPJ e base negativa de CSLL, desde que sejam atendidos os seguintes critérios: (i) tenham sido apurados até 31.12.24; (ii) não sejam de pessoas jurídicas sucedidas por incorporação, fusão ou cisão total; (iii) sejam próprios ou de controladoras/controladas, de qualquer ramo.

     

    Por fim, não poderia deixar de ser mencionado – como é habitual para esse tipo de negociação com a PGFN e a RFB – que a adesão aos Editais de Transação em referência implica na confissão irrevogável e irretratável da dívida, desistência de ações judiciais, recursos e impugnações administrativas, além da conversão automática de eventuais depósitos judiciais em benefício da União.

     

    A equipe de Tributário do Pinheiro Guimarães está disponível para avaliar as implicações e oportunidades relacionadas a essa matéria.

     

    Para acessar a íntegra dos Editais n.º 58 e n.º 59, que regulamentam a transação tributária, clique aqui e aqui.


       

    Leia também:
     

     
    Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.


    Área Relacionada


    Profissionais Relacionados

    Limpar Ver Todos

    Publicações Relacionadas

    Notícias - 18/08/2025

    STF firma entendimento pela constitucionalidade da CIDE-Remessa no julgamento do Tema n.º 914 de Repercussão Geral

    Notícias - 04/07/2025

    Ministro Alexandre de Moraes suspende os Decretos Presidenciais e o Decreto Legislativo referentes ao IOF

    Notícias - 01/07/2025

    Congresso derruba aumento do IOF

    Artigos - 27/08/2025

    Os Aspectos Gerais do Planejamento Tributário

    Útimas Publicações

    Artigos - 17/12/2025

    Fraude à execução e fraude contra credores: distinções, fundamentos e implicações práticas

    Boletins - 09/12/2025

    Boletim Legislativo #27

    Notícias do Escritório - 08/12/2025

    Lançamento da obra coletiva “Corporate Valuation”

    Notícias do Escritório - 08/12/2025

    Pinheiro Guimarães Anuncia Sete Novos Sócios, Fortalecendo Áreas Estratégicas

    Notícias do Escritório - 05/12/2025

    Pinheiro Guimarães participou do II Simpósio Tributaristas Cariocas

    Artigos - 03/12/2025

    Decreto n.º 12.620: principais impactos do novo Protocolo Brasil–China

    Notícias - 01/12/2025

    CVM divulga orientações técnicas sobre a Resolução 175 aplicável a FIDC, FII e FIAGRO

    Artigos - 27/11/2025

    Retomada de Investimentos em Startups: Tendências de Mercado e Aspectos Gerais de Venture Capital

    Mantenha-se atualizado com as principais notícias e artigos

    Cadastre-se para receber nossas publicações:

    Receba Nosso
    Mailing