São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) iniciou, em 31 de julho de 2025, a Consulta Pública SDM n.º 03/25, com o objetivo de promover ajustes pontuais na Resolução CVM n.º 160, de 13 de julho de 2022, que disciplina o regime aplicável às ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários no Brasil.
As mudanças propostas decorrem da experiência prática acumulada pela Autarquia na aplicação da norma, de interpretações recentes e de sugestões encaminhadas por participantes do mercado.
Entre as principais alterações propostas, destacam-se:
Securitização
Inclusão de orientações claras sobre a apresentação de demonstrações financeiras de devedores ou coobrigados em operações de securitização, refletindo a interpretação recente do Colegiado da CVM.
Ofertas de Dívida
Revisão do indicador “Valor da empresa / EBITDA pro forma” e convite para sugestões de indicadores alternativos mais relevantes para avaliação de risco.
Rateio de Despesas
Exigência de divulgação, nos prospectos de ofertas públicas mistas (primária e secundária) de ações e cotas de fundo de investimento fechados, da forma de divisão dos custos de distribuição entre os ofertantes, promovendo maior transparência e mitigação de conflitos de interesse.
Revenda de Valores Mobiliários
Definição de prazos e condições para revenda de valores mobiliários emitidos por emissores não registrados que venham a obter registro posteriormente, equilibrando proteção ao investidor e liquidez de mercado.
Benefícios Fiscais
Adequação à Lei n.º 14.801, de 9 de janeiro de 2024 e ao Decreto n.º 11.964, de 26 de março de 2024, com novas exigências de informações para ofertas públicas de valores mobiliários com incentivos fiscais, incluindo debêntures de infraestrutura e outros títulos beneficiados.
Aprimoramentos Procedimentais
Esclarecimentos sobre necessidade de aprovação prévia da Superintendência de Registro de Valores Mobiliários – SRE para revogação de ofertas, prazos para divulgação de anúncios de início de distribuição, e ajustes redacionais para harmonização normativa.
O prazo para envio das sugestões e comentários ao edital de audiência pública se encerra em 19 de setembro de 2025 e as manifestações devem ser encaminhadas, por escrito, à Superintendência de Desenvolvimento de Mercado – SDM, pelo endereço eletrônico conpublicasdm0325@cvm.gov.br.
A equipe de Mercado de Capitais do Pinheiro Guimarães está disponível para avaliar as implicações e oportunidades relacionadas a essa matéria.
Para acessar a íntegra do Edital da Consulta Pública SDM n.º 03/2025, que traz alterações normativas relacionadas às ofertas públicas de distribuição primária ou secundária de valores mobiliários e a negociação dos valores mobiliários ofertados nos mercados regulamentados, clique aqui.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.
Governança Corporativa: fundamentos, estrutura e boas práticas segundo o Código IBGC
Aspectos Gerais e Desenvolvimentos Recentes nas Ofertas Públicas de Distribuição de Ações no Brasil
Regulamentação e requisitos para coordenadores de ofertas públicas sob a resolução CVM 161
CVM inicia consulta pública prevendo ajustes pontuais à Resolução CVM n.º 160
Pinheiro Guimarães comenta lei do Piauí sobre deságio em precatórios alimentar
Lei n.º 15.177/2025 reforça a promoção de diversidade nos conselhos de administração
Publicada hoje nova decisão do Ministro Alexandre de Moraes afastando a cobrança retroativa do IOF, inicialmente prevista na decisão da última quarta-feira
Pinheiro Guimarães é destaque no guia Análise Advocacia Regional 2025
CVM lança regime FÁCIL e inaugura nova era de acesso ao mercado de capitais para companhias de menor porte