News & Events

22/04/2020 - News - Labor

STF revoga medida cautelar que previa negociação coletiva para redução de salário

STF decide pela validade da MP 936 e autoriza acordos individuais de redução de jornada, e negociação coletiva para redução de salário sem participação do sindicato profissional.

 

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (“STF”) julgou na sexta-feira passada (16) o referendo da medida cautelar deferida pelo Ministro Ricardo Lewandowski na Ação Direta de Inconstitucionalidade 6363 (“ADI 6363”).

 

A ADI 6363 foi apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade e questiona determinados aspectos da Medida Provisória 936 de 2020 (“MP 936”), inclusive a possibilidade de celebração de acordos individuais sem a interferência do sindicato profissional prevendo redução de jornada e de salário e a suspensão temporária de contratos de trabalho.

 

Em 6 de abril de 2020, o Ministro Ricardo Lewandowski havia concedido medida cautelar determinando que os acordos individuais para redução de jornada de trabalho e de salário e/ou de suspensão temporária de contrato de trabalho deveriam ser informados aos sindicatos profissionais e os sindicatos teriam até 10 dias para que se manifestarem sobre sua validade.

 

Ainda de acordo com a medida cautelar, nesse período os sindicatos profissionais, se quisessem, poderiam iniciar negociação coletiva a respeito dos termos dos acordos celebrados. Na falta de resposta do sindicato profissional no prazo de 10 dias, os acordos passariam a valer.

 

Na sessão de julgamento realizada entre os dias 16 e 17 de abril, o Ministro Alexandre Moraes apresentou voto divergente mantendo a eficácia da MP 936, autorizando a celebração dos acordos individuais sem a participação dos sindicatos profissionais.

 

De acordo o Ministro Alexandre Moraes, em razão do momento excepcional, a redução de jornada e salário e/ou a suspensão temporária do contrato de trabalho por acordo individual e sem a participação dos sindicatos profissionais é razoável, na medida em que a própria MP 936 garante um auxílio aos trabalhadores durante a vigência de tais acordos individuais.

 

Ainda de acordo com o Ministro Alexandre Moraes, a MP 936 protege o trabalhador durante o período de pandemia uma vez que oferece aos trabalhadores afetados pela redução de jornada e salário e/ou suspensão temporária do contrato de trabalho uma garantia provisória de emprego durante o período acordado e, após o restabelecimento da jornada regular e/ou do encerramento da suspensão temporária, por um período equivalente ao acordado para a redução ou a suspensão.

 

Durante a leitura do seu voto, o Ministro Alexandre Moraes ressaltou que a exigência de participação dos sindicatos profissionais e a possibilidade de abertura de uma negociação coletiva nesse período excepcional geraria insegurança jurídica e aumentaria consideravelmente o risco de que as empresas optassem por despedir os seus empregados ao invés de adotar as medidas alternativas previstas na MP 936.

 

Os Ministros Edson Fachin e Rosa Weber acompanharam o voto do Ministro Ricardo Lewandowski. Contudo, os Ministros Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Dias Toffoli acompanharam a divergência apresentada pelo Ministro Alexandre Moraes.

 

Assim, por maioria de votos (7 a 3), o Plenário do STF decidiu não referendar a medida cautelar deferida pelo ministro Ricardo Lewandowski na ADI 6363 e confirmou a eficácia da MP 936 em todos os seus termos.

 

O Pinheiro Guimarães conta uma equipe trabalhista especializada acompanhando o tema e está à disposição para dúvidas e esclarecimentos adicionais.

 

Para maiores informações a respeito da MP 936, que trata sobre a negociação coletiva para redução de salário, clique aqui.


   

Leia também:
 

 
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.


Related Practice

Remove View All

Útimas Publicações

Client Alert - 30/04/2025

CGU abre inscrições para o selo Empresa Pró-Ética em 5 de maio

Office News - 29/04/2025

Pinheiro Guimarães lawyers shortlisted for the IFLR1000 Women in Business Law Americas Awards.

News - 28/04/2025

STJ autoriza a utilização conjunta da Lei Anticorrupção e da Lei de Improbidade Administrativa

News - 24/04/2025

PGFN publica nova modalidade de transação que promete beneficiar os bons pagadores

Mailing - 17/04/2025

Boletim Legislativo #19

News - 15/04/2025

Banco Central lança consulta pública sobre o tratamento contábil dado aos ativos e passivos de ações de sustentabilidade

News - 10/04/2025

Banco Central faz tomada de subsídios sobre tokenização de cartões

Client Alert - 09/04/2025

CGU abre consulta pública sobre norma de avaliação de programas de integridade na nova Lei de Licitações

Stay up to date with top news and articles

Sign up to receive our publications:

Receive Our
Mailing