News & Events

04/12/2024 - News - Tax

STF recebe a primeira Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Reforma Tributária

STF recebe a primeira Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Reforma Tributária

O Partido Verde (PV) ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 7.755 com o intuito de questionar as cláusulas primeira e terceira do Convênio 100/97 do CONFAZ, bem como o art. 9º, §1º, inciso XI da EC 132/23. Os dispositivos em questão estabelecem a concessão de incentivos fiscais aos insumos agropecuários (definição que inclui os defensivos agrícolas).

 

Ao longo dos anos, esses benefícios têm sido reiteradamente concedidos com base no argumento de que o uso desses produtos permite ao agronegócio aumentar consideravelmente a produção, seja pela proteção contra pragas, pela redução do tempo de colheita ou por outros meios. O objetivo final dos incentivos é diminuir o preço dos alimentos à população.

 

O Partido Verde, por sua vez, argumenta que esses dispositivos incentivam o uso desregrado e temerário de produtos proibidos em diversos países, o que violaria preceitos fundamentais como o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à saúde e à integridade física. Sob a perspectiva tributária, sustenta que existiria ofensa à seletividade, princípio que determina a adoção de alíquotas menores para bens essenciais.

 

A discussão sobre a constitucionalidade ou não da concessão de incentivos fiscais aos insumos agropecuários não é nova e já era objeto de apreciação por parte do Supremo Tribunal Federal nos autos de Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 5.553, promovida pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contra esses dispositivos legais desonerativos. O julgamento já havia se iniciado no plenário virtual com manifestação do Relator, Ministro Edson Fachin, pela procedência integral o pedido, no que foi acompanhado pela Ministra Cármen Lúcia com ressalvas. A divergência foi inaugurada pelo Min. Gilmar Mendes que julgou totalmente improcedentes os pedidos, sendo acompanhado pelos Ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.

 

Prosseguindo o julgamento, foi apresentado um terceiro posicionamento pelo Ministro André Mendonça, segundo o qual estaríamos em um processo de inconstitucionalização das desonerações fiscais dos defensivos agrícolas, o que levaria à procedência parcial do pedido. Essa posição foi acompanhada pelo Ministro Flávio Dino.

 

O julgamento chegou a ser interrompido pelo pedido de destaque do Min. André Mendonça e reiniciado no plenário virtual em junho deste ano, mas o feito baixou em diligência para aguardar a realização de audiência pública com o intuito de ouvir autoridades e estudiosos sobre os pontos controvertidos e também acerca do novo marco legal dos defensivos agrícolas introduzido por meio da Lei n.º 14.785/23.

 

É nesse contexto que está inserida a nova ADI n.º 7.755, pois com a promulgação da Emenda Constitucional n.º 132/23 (reforma tributária do consumo) prevendo redução de 60% das alíquotas sobre insumos agropecuários e o novo marco legal dos defensivos, foram inauguradas novas discussões sobre a eventual perda de objeto da ação anterior e acerca da possível convalidação desses incentivos que estavam sendo questionados. Verifica-se que, justamente para evitar essas discussões processuais, bem como para abarcar o entendimento do STF também para os atos normativos supervenientes, o Partido Verde optou por ingressar com essa segunda ação e requerer a distribuição por dependência ao Ministro Edson Fachin.

 

O Ministro Fachin, por sua vez, já proferiu despacho reconhecendo a relevância da matéria, que para ele possui especial significado para a ordem social e para a segurança jurídica, razão pela qual determinou a aplicação do rito abreviado do art. 12 da Lei 9.868/99. Desta forma, serão requisitadas informações à Presidência da República, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, no prazo comum de dez dias. Em seguida, serão ouvidos o Advogado-Geral da União e o Procurador Geral da República.

 

Este artigo foi elaborado por Thiago Paranhos Neves, advogado da área Tributária.

 

Se você tiver alguma dúvida ou quiser continuar a conversa acerca de qualquer dos aspectos aqui debatidos, entre em contato conosco por meio do e-mail comunicacao@pinheiroguimaraes.com.br.


   

Leia também:
 

 
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.


Related Practice

Remove View All

Útimas Publicações

Client Alert - 30/04/2025

CGU abre inscrições para o selo Empresa Pró-Ética em 5 de maio

Office News - 29/04/2025

Pinheiro Guimarães lawyers shortlisted for the IFLR1000 Women in Business Law Americas Awards.

News - 28/04/2025

STJ autoriza a utilização conjunta da Lei Anticorrupção e da Lei de Improbidade Administrativa

News - 24/04/2025

PGFN publica nova modalidade de transação que promete beneficiar os bons pagadores

Mailing - 17/04/2025

Boletim Legislativo #19

News - 15/04/2025

Banco Central lança consulta pública sobre o tratamento contábil dado aos ativos e passivos de ações de sustentabilidade

News - 10/04/2025

Banco Central faz tomada de subsídios sobre tokenização de cartões

Client Alert - 09/04/2025

CGU abre consulta pública sobre norma de avaliação de programas de integridade na nova Lei de Licitações

Stay up to date with top news and articles

Sign up to receive our publications:

Receive Our
Mailing