News & Events

07/12/2020 - News - Tax

Cobrança de ITCMD sobre bens localizados no exterior

STF inicia julgamento sobre a inconstitucionalidade da cobrança de ITCMD sobre bens localizados no exterior.

 

Em 23 de outubro de 2020, o STF iniciou o julgamento do Recurso Extraordinário n.º 851.108/SP, em sede de repercussão geral, por meio do qual questiona-se a possibilidade de os Estados cobrarem o ITCMD sobre bens localizados no exterior, tendo em vista a ausência de lei complementar regulamentando o tema.

 

A Constituição Federal, no art. 155, § 1º, III, alíneas a e b, atribuiu a lei complementar a competência para regular a instituição do ITCMD nas hipóteses em que

(i) o doador tenha domicílio ou residência no exterior; ou quando

(ii) o de cujus possuía bens, era residente ou domiciliado ou teve o seu inventário processado no exterior. Ainda que, até o momento, tal lei complementar não tenha sido editada, diversas leis estaduais preveem a incidência de ITCMD nessas situações específicas previstas pelo Constituinte.

 

Até o momento, apenas o Ministro Relator Dias Toffoli proferiu voto declarando que, embora a Constituição tenha atribuído aos Estados a competência para instituir o ITCMD, também definiu que cabe a lei complementar – e não a leis estaduais – regular tal competência nos casos em que há bens, residência ou inventário processado no exterior. Dessa forma, o Relator formulou a seguinte tese de repercussão geral: “É vedado aos estados e ao Distrito Federal instituir o ITCMD nas hipóteses referidas no art. 155, § 1º, III, da Constituição Federal sem a intervenção da lei complementar exigida pelo referido dispositivo constitucional.” Ademais, o Relator propôs a modulação dos efeitos da decisão, estabelecendo que ela produza efeitos apenas quanto aos fatos geradores que venham a ocorrer a partir da publicação do acórdão.

 

Caso o entendimento do Relator prevaleça, todos os contribuintes que possuem ações ajuizadas sobre o tema poderão ser afetados, já que terão que pagar o imposto. Após pedido de vista do Min. Alexandre de Moraes, o julgamento foi suspenso sem previsão para retomada.

 


   

Outros artigos:
 

 

Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.


Related Practice

Remove View All

Útimas Publicações

Client Alert - 30/04/2025

CGU abre inscrições para o selo Empresa Pró-Ética em 5 de maio

Office News - 29/04/2025

Pinheiro Guimarães lawyers shortlisted for the IFLR1000 Women in Business Law Americas Awards.

News - 28/04/2025

STJ autoriza a utilização conjunta da Lei Anticorrupção e da Lei de Improbidade Administrativa

News - 24/04/2025

PGFN publica nova modalidade de transação que promete beneficiar os bons pagadores

Mailing - 17/04/2025

Boletim Legislativo #19

News - 15/04/2025

Banco Central lança consulta pública sobre o tratamento contábil dado aos ativos e passivos de ações de sustentabilidade

News - 10/04/2025

Banco Central faz tomada de subsídios sobre tokenização de cartões

Client Alert - 09/04/2025

CGU abre consulta pública sobre norma de avaliação de programas de integridade na nova Lei de Licitações

Stay up to date with top news and articles

Sign up to receive our publications:

Receive Our
Mailing