News & Events

16/05/2022 - News - Tax

RFB e PGFN aprovam transação tributária para casos de ágio

Edital aprova transação tributária de débitos relativos à amortização fiscal de ágio com descontos.

 

Por meio do Edital nº 9, de 3 de maio de 2022 (“Edital n.º 9“), a Receita Federal do Brasil (“RFB”) e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (“PGFN“) aprovaram a transação tributária de débitos relativos à amortização fiscal de ágio no regime jurídico anterior à Lei nº 12.973, de 13 de maio de 2014.

 

Tratando-se de transação por adesão, os contribuintes estão sujeitos às regras previamente estabelecidas no Edital n.º 9, as quais preveem a possibilidade de serem transacionados os débitos que se encontram no contencioso administrativo ou judicial até a data de publicação do edital (3.5.22) e que envolvam controvérsia jurídica atinente:

(i) ao aproveitamento fiscal de despesas de amortização de ágio decorrente da aquisição de participações societárias, limitada às operações de incorporação, fusão e cisão ocorridas até 31.12.17, cuja participação societária tenha sido adquirida até 31.12.14; ou
(ii) à adição das despesas de amortização de ágio na apuração da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL.

 

Estão abrangidos pela transação os débitos de qualquer valor, inclusive aqueles cuja exigibilidade esteja suspensa. No caso de débitos inscritos em dívida ativa, a transação será processada e consolidada pela PGFN por meio do portal REGULARIZE. Nas demais hipóteses, será processada e consolidada pela RFB por meio do portal e-CAC.

 

Os descontos previstos podem ser de 30%, 40% ou 50% aplicados sobre o valor do montante principal, multa, juros e encargos, a depender da modalidade de pagamento escolhida pelo contribuinte no momento da adesão, a qual pode abranger hipótese de parcelamento em até 55 (cinquenta e cinco) meses.

 

Caso existam depósitos judiciais vinculados aos débitos a serem quitados, os valores depositados serão convertidos em renda da União e as condições especiais de pagamento serão aplicadas apenas sobre o saldo remanescente do débito.

 

Outro ponto importante é que o Edital n.º 9 não autoriza

(i) a restituição ou a compensação de valores pagos, compensados ou incluídos em parcelamento pelo contribuinte antes da celebração da transação; e
(ii) não implica liberação de eventuais gravames decorrentes de arrolamento de bens, medida cautelar fiscal e de garantias prestadas na esfera administrativa ou judicial.

 

Considerando que o prazo de adesão encerra-se no dia 29 de julho de 2022, e que uma das exigências do Edital n.º 09 é a confissão irrevogável e irretratável do débito, bem como que a adesão à transação implica desistência das discussões administrativas e judiciais, recomenda-se que, antes da adesão, seja realizada uma análise técnica detalhada do débito passível de ser transacionado à luz do contexto jurídico específico e global no qual o referido débito está inserido, a fim de preservar os interesses do contribuinte e de mitigar eventuais impactos indesejados.

 

Para acessar a íntegra do Edital n.º 9, clique aqui.


   

Leia também:
 

 
Confira mais artigos e notícias sobre Tributário, clicando aqui.


Related Practice

Remove View All

Útimas Publicações

Client Alert - 30/04/2025

CGU abre inscrições para o selo Empresa Pró-Ética em 5 de maio

Office News - 29/04/2025

Pinheiro Guimarães lawyers shortlisted for the IFLR1000 Women in Business Law Americas Awards.

News - 28/04/2025

STJ autoriza a utilização conjunta da Lei Anticorrupção e da Lei de Improbidade Administrativa

News - 24/04/2025

PGFN publica nova modalidade de transação que promete beneficiar os bons pagadores

Mailing - 17/04/2025

Boletim Legislativo #19

News - 15/04/2025

Banco Central lança consulta pública sobre o tratamento contábil dado aos ativos e passivos de ações de sustentabilidade

News - 10/04/2025

Banco Central faz tomada de subsídios sobre tokenização de cartões

Client Alert - 09/04/2025

CGU abre consulta pública sobre norma de avaliação de programas de integridade na nova Lei de Licitações

Stay up to date with top news and articles

Sign up to receive our publications:

Receive Our
Mailing