São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) publicou a Nota Técnica n.º 01/2024 (“NT 01/2024”), com o principal objetivo de esclarecer questões relacionadas à eficácia temporal das novas regras de garantias introduzidas no sistema jurídico brasileiro pela Lei n.º 14.711/23, conhecida como Marco Legal das Garantias, em vigor desde 31 de outubro de 2023.
A NT 01/2024 detalha as consequências jurídicas geradas aos contratos celebrados e/ou registrados antes da vigência do Marco Legal das Garantias, concluindo se foram atingidos ou não pelas novas regras. Ao oferecer tais orientações, a NT 01/2024 auxiliará os registradores a entender e aplicar corretamente as novas regras nos procedimentos de excussão de alienações fiduciárias de bens imóveis e de hipotecas.
As informações e orientações contidas na NT 01/2024 são de extrema relevância, principalmente devido à ausência de regulamentação específica sobre a transição dos dispositivos modificados, preenchendo uma lacuna deixada pelo Marco Legal das Garantias. Portanto, a NT 01/2024 beneficiará não apenas os registradores, mas também as partes envolvidas nas operações de crédito com garantia real, na medida em que proporcionam clareza e segurança jurídica aos procedimentos de qualificação registral.
A equipe de Imobiliário do Pinheiro Guimarães está à disposição para avaliar as implicações e oportunidades relacionadas a essa matéria.
Clique aqui para acessar a íntegra da Nota Técnica n.º 01/2024.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias sobre a eficácia temporal das novas regras trazidas pelo Marco Legal das Garantias para o Registro de Imóveis do Brasil (RIB), clicando aqui.
Decisão de adequação mútua entre Brasil e Europa beneficia empresas e indivíduos ao reconhecer a equivalência entre LGPD e GDPR
Mercado de Capitais em Transformação: retração dos IPOs, expansão do crédito privado e o avanço de estruturas como o “IPO reverso”
Inteligência Artificial: aspectos gerais, responsabilidade civil e utilização no Judiciário
STF retoma julgamento envolvendo a aquisição e arrendamento de imóvel rural por sociedade brasileira controlada por estrangeiro
Pillar 2: Estrutura, Implementação no Brasil e Desafios Jurídico-Tributários
Retrospectiva Tributária 2025: o que mudou em âmbito federal e quais os impactos para 2026