Publicações e Eventos

CVM divulga estudo sobre influenciadores digitais no mercado de capitais

Estudo da CVM analisa influência de influenciadores digitais no mercado de capitais e na disseminação de informações financeiras.

 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, em 19.4.2023, estudo sobre influenciadores digitais no mercado de capitais. A importância do tema decorre da crescente representação das redes sociais como fonte de informações sobre economia e investimentos, do aumento do número de investidores que começaram a investir ativamente em valores mobiliários e do crescimento do número de influenciadores financeiros.

 

No âmbito do estudo, foram mapeadas iniciativas dos reguladores de outras jurisdições estrangeiras relevantes, tais como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Holanda e Europa, além das recomendações da IOSCO (“Organização Internacional de Valores Mobiliários“). Ao que se observa, em todas estas jurisdições, a figura do influenciador digital não se tornou um participante do mercado de valores mobiliários, tendo a IOSCO inclusive destacado que a responsabilidade deve estar sobre os agentes regulados.

 

Nesse sentido, a recomendação também adotada no estudo do órgão especial da CVM para o assunto, a Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA), está em linha com o que já se observa nas demais jurisdições estrangeiras, em especial, os Estados Unidos, que conduz sua regulação pautando-se, sobretudo, sob a transparência das informações.

 

Na CVM, o assunto ainda vai passar por processo normativo, o que inclui a abertura de audiência pública e, posteriormente, edição de norma após a consolidação das sugestões do mercado.

 

Para acessar notícia divulgada pela CVM com breve resumo do estudo conduzido pela ASA, clique aqui.

 

Para acessar a íntegra do estudo em referência, clique aqui.


 

Leia também:
 

 
Confira mais artigos e notícias sobre Mercado de Capitais, clicando aqui.

Limpar Ver Todos

Últimas Notícias e Artigos

Notícias Jurídicas

Mantenha-se atualizado com as principais notícias e artigos!

Receba Nosso
Mailing