News & Events

Aspectos Regulatórios da Cessão de Crédito por Instituições Financeiras

O ambiente regulatório exige que instituições financeiras operem com reservas mínimas de capital, limites operacionais estritos e uma gestão eficaz de riscos. O conceito de Ativos Ponderados pelo Risco (RWA) é um indicador-chave, somando o valor de todos os ativos detidos por uma instituição financeira, ponderado por fatores de risco específicos. Esse cálculo tem um impacto direto sobre os limites operacionais dessas instituições.

 

O modelo tradicional de originação de crédito e sua manutenção no portfólio da instituição financeira cedeu ao longo do tempo lugar a uma estratégia que incorpora a cessão de crédito. Esse processo permite a distribuição de riscos de crédito e liberação de capital regulatório para a originação de novas operações.

 

A base normativa da cessão de crédito está no Código Civil, bem como em leis específicas que variam de acordo com o tipo de título de crédito objeto da cessão. No âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) são reguladas as cessões de crédito realizadas por instituições financeiras. A estrita observância dessas regulamentações é essencial para evitar consequências jurídicas indesejadas.

 

A Resolução CMN n.º 2.836, de 30 de maio de 2021, e a Resolução CMN n.o 2.686, de 26 de janeiro de 2000, conforme alteradas, constituem marcos fundamentais. Elas autorizam instituições financeiras a realizar cessões de crédito para outras instituições financeiras e até mesmo para entidades não integrantes do SFN (incluindo instituições financeiras estrangeiras não autorizadas no Brasil).

 

As condições para a cessão de crédito variam dependendo se a transferência ocorre entre instituições financeiras, para entidades não integrantes do SFN ou para securitizadoras e Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs).

 

A correta documentação das operações de crédito é de suma importância para a transparência e regulamentação. Tais operações devem ser registradas no Sistema de Informações de Crédito (SCR), gerido pelo Banco Central do Brasil, em conformidade com a Resolução CMN n.º 5.037, de 29 de setembro de 2022.

 

Outras resoluções, como a Resolução CMN n.º 3.998, de 28 de julho de 2011, sobre registro de operações, e a Resolução CMN n.º 4.734, de 27 de junho de 2019, sobre recebíveis de arranjos de pagamento, devem ser cuidadosamente consideradas, a depender da natureza das operações.

 

Operações de cessão de crédito acarretam implicações contábeis substanciais, a exemplo da Resolução CMN 3.533, de 31 de janeiro de 2008, que prevê categorias contábeis para as operações de venda de ativos e que sofrerá mudanças a partir de 2025 em vista de nova regulamentação.

 

Instituições financeiras devem avaliar como essas operações afetam seu capital regulatório e, como alternativa à venda de ativos, podem adotar instrumentos para mitigação de riscos, como garantias fidejussórias, colaterais financeiros, acordos de compensação e derivativos de crédito, os quais também são objeto de regulamentação específica.

 

A cessão de crédito realizada por instituições financeiras é uma atividade estritamente regulamentada de grande importância para o SFN. A compreensão detalhada dessas regulamentações é imperativa para assegurar a estabilidade do sistema financeiro e a conformidade legal das operações. É de suma recomendação que as instituições financeiras mantenham uma vigilância constante sobre as mudanças regulatórias em curso, uma vez que o cenário normativo é sujeito a contínua evolução.

 

Se você tiver alguma dúvida ou quiser continuar a conversa acerca de qualquer dos aspectos aqui debatidos, entre em contato conosco por meio do e-mail comunicacao@pinheiroguimaraes.com.br.

 

Este artigo foi elaborado por Maria Amélia Lisbão Senra, sócia nas áreas de Bancário e Mercado Financeiro, Financiamento de Comércio Exterior, Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais, Private Equity e Venture Capital e Regulatório Bancário.


   

Leia também:
 

 
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.
Principais Artigos e Boletim Legislativo em nossa newsletter mensal, confira clicando aqui.


Related Practice

Remove View All

Útimas Publicações

Client Alert - 30/04/2025

CGU abre inscrições para o selo Empresa Pró-Ética em 5 de maio

Office News - 29/04/2025

Pinheiro Guimarães lawyers shortlisted for the IFLR1000 Women in Business Law Americas Awards.

News - 28/04/2025

STJ autoriza a utilização conjunta da Lei Anticorrupção e da Lei de Improbidade Administrativa

News - 24/04/2025

PGFN publica nova modalidade de transação que promete beneficiar os bons pagadores

Mailing - 17/04/2025

Boletim Legislativo #19

News - 15/04/2025

Banco Central lança consulta pública sobre o tratamento contábil dado aos ativos e passivos de ações de sustentabilidade

News - 10/04/2025

Banco Central faz tomada de subsídios sobre tokenização de cartões

Client Alert - 09/04/2025

CGU abre consulta pública sobre norma de avaliação de programas de integridade na nova Lei de Licitações

Stay up to date with top news and articles

Sign up to receive our publications:

Receive Our
Mailing