Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Presidente veta Projeto de Lei n.º 8.322/2014 que previa isenção de Imposto de Importação para equipamentos de energia solar.
Por meio da Mensagem n.º 620, de 27 de novembro de 2019, o Presidente Jair Bolsonaro comunicou o veto integral ao Projeto de Lei n.º 8.322/2014 (Projeto n.º 317/13 no Senado Federal), que visava a isentar do Imposto de Importação os equipamentos e componentes de geração energética de fonte solar quando não houvesse similar nacional.
A isenção alcançaria a importação dos produtos classificados no NCM 8541.40 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (“Tipi“) utilizados na geração de energia elétrica de fonte solar. De acordo com a Tabela da Tarifa Externa Comum (TEC) disponibilizada no site do Ministério da Economia, algumas mercadorias classificadas na posição 8541.40 estão atualmente sujeitas à alíquota do Imposto de Importação de 6%, 10% ou 12%.
O veto foi justificado pela “contrariedade ao interesse público”, bem como inconstitucionalidade em razão de o projeto não prever medidas de compensação para efeito de adequação orçamentária e financeira diante da diminuição de receita da União, o que violaria as regras do artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal e ainda dos artigos 114 e 116 da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019.
Quando da justificação do projeto de lei, o autor do projeto, o ex-senador Ataídes Oliveira, afirmou que a despeito de o país contar com grande capacidade de geração de energia solar, a tecnologia – que produz energia limpa – ainda é pouco conhecida e utilizada, ao passo que fontes defasadas de geração de energia são mais utilizadas como a energia hídrica e termelétrica. O ex-senador afirmou ainda ser “de fundamental importância a existência de um mercado que demande tecnologias modernas e limpas” e que “cabe o estabelecimento de legislação específica que incentive a aquisição, num primeiro momento, dos módulos e componentes (células solares, vidros solares e demais itens para os quais não haja fabricação nacional) a fim de que se estabeleça um mercado consumidor amplo e consistente.
Para acessar a íntegra do Projeto de Lei n.º 8.322, que prevê isenção para equipamentos de energia solar do imposto sobre importação, clique aqui.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias sobre a isenção de imposto de importação para equipamentos de energia solar, clicando aqui.
Advogadas do Pinheiro Guimarães são indicadas como finalistas do Women in Business Law Americas Awards do guia IFLR1000
STJ autoriza a utilização conjunta da Lei Anticorrupção e da Lei de Improbidade Administrativa
PGFN publica nova modalidade de transação que promete beneficiar os bons pagadores
Banco Central lança consulta pública sobre o tratamento contábil dado aos ativos e passivos de ações de sustentabilidade
CGU abre consulta pública sobre norma de avaliação de programas de integridade na nova Lei de Licitações
PGFN dispensa a contestação e a apresentação de recursos em discussões relacionadas à exclusão do ICMS-DIFAL da base de cálculo do PIS e da COFINS