Publicações e Eventos

Decisão do STF sobre Marco Civil da Internet e o Cenário Eleitoral de 2026

Decisão do STF sobre Marco Civil da Internet e o Cenário Eleitoral de 2026

No dia 26 de junho de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou a tese firmada no julgamento do Marco Civil da Internet (Temas 987 e 533 da Repercussão Geral), estabelecendo novas obrigações e hipóteses de responsabilização para as plataformas digitais em virtude de conteúdos publicados por terceiros. Contudo, a decisão incluiu uma ressalva significativa em relação às regras eleitorais, mantendo o cenário das normas aplicáveis às eleições de 2026 em aberto e reforçando o poder normativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

 

O ponto central do julgamento foi a interpretação do artigo 19 do Marco Civil da Internet. Anteriormente, este artigo previa que provedores de aplicação, tais como as redes sociais, só seriam responsabilizados por indenização de conteúdo postado por terceiros caso mantivessem o material no ar após uma ordem judicial expressa de remoção. A tese firmada pelo STF ampliou as hipóteses de exceção a essa regra, que antes incluíam apenas casos de nudez não consentida e violação de direitos autorais. Agora, a corte criou a obrigação de moderação proativa pelas plataformas para um rol de temas específicos, com previsão de punição em caso de falha sistêmica.

 

Na tese fixada, o STF afirmou que, na ausência de nova lei, o artigo 19 deve ser interpretado de forma que os provedores de aplicação estão sujeitos à responsabilização civil, mas ressalvou explicitamente a aplicação das disposições específicas da legislação eleitoral e aos atos normativos expedidos pelo TSE.

 

A tese aprovada pelo STF corrobora e reafirma o poder do TSE para criar obrigações e ampliar as hipóteses de responsabilização das plataformas no contexto eleitoral. Em 2024, o TSE já havia aprovado uma resolução mais rigorosa contra as plataformas, prevendo, por exemplo, a responsabilização das redes caso não removessem “imediatamente” conteúdos como discurso de ódio, crimes antidemocráticos e desinformação contra o processo eleitoral. A decisão do STF agora sinaliza que as exceções criadas pela Justiça Eleitoral são válidas e constitucionais.

 

Apesar de a decisão do STF fortalecer o papel do TSE, a definição das regras para as eleições de 2026 dependerá do desenrolar de diversos fatores, incluindo a aprovação (ou não) de um novo Código Eleitoral pelo Congresso Nacional que trate do assunto e a atualização das regras sobre propaganda eleitoral pelo TSE para as eleições de 2026.

 

A complexidade das intersecções entre o direito digital e o direito eleitoral exige uma análise aprofundada e acompanhamento constante das novas regulamentações e entendimentos jurisprudenciais.

O Pinheiro Guimarães conta com equipes especializadas acompanhando o tema e está à disposição para avaliar as implicações e oportunidades relacionadas a esse assunto.

Para acessar a íntegra da tese firmada no julgamento do Marco Civil da Internet (Temas 987 e 533 da Repercussão Geral), clique aqui.


   

Leia também:
 

 
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.


Profissionais Relacionados

Marco Aurélio Scampini Siqueira Rangel

Ver +
Limpar Ver Todos

Publicações Relacionadas

Notícias do Escritório - 11/06/2025

Pinheiro Guimarães recebe prêmio de Destaque em Recuperação Judicial 2024

Notícias do Escritório - 12/11/2024

Lançamento do livro “Estudos de Direito Empresarial e Arbitragem”

Artigos - 18/07/2024

Dispute Boards: uma alternativa a considerar de método de resolução de conflitos

Artigos - 25/10/2024

Vendas Judiciais: A Escolha da Modalidade Ideal na Expropriação Judicial de Bens

Útimas Publicações

Artigos - 27/11/2025

Retomada de Investimentos em Startups: Tendências de Mercado e Aspectos Gerais de Venture Capital

Notícias - 26/11/2025

Governo sanciona o PL 1.087, que amplia a isenção do imposto de renda da pessoa física e institui tributação mínima para altas rendas e tributação dos dividendos

Notícias do Escritório - 25/11/2025

Pinheiro Guimarães concorre às categorias “Deal of the Year” e “Firm of the Year” no Legal 500 Brazil Awards 2026

Artigos - 18/11/2025

Ofertas Públicas vs. Colocações Privadas de Valores Mobiliários no Brasil: o que muda na prática

Notícias do Escritório - 14/11/2025

Pinheiro Guimarães é destaque no guia ITR World Tax 2025

Notícias - 12/11/2025

Senado aprova projeto de lei que unifica processo de ratificação de registros decorrentes de alienações e concessões de terras da União situadas em faixas de fronteira

Notícias - 11/11/2025

Banco Central publica novas regras para criptoativos

Client Alert - 06/11/2025

Senado aprova projeto de lei que amplia a isenção do imposto de renda da pessoa física e institui tributação mínima para altas rendas e tributação dos dividendos

Mantenha-se atualizado com as principais notícias e artigos

Cadastre-se para receber nossas publicações:

Receba Nosso
Mailing