São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
O Banco Central do Brasil (“BC“) publicou, em 8 de maio de 2025, a Resolução BCB n.º 471, que autoriza a emissão de letras de crédito imobiliário (“LCIs“) por sociedades de crédito, financiamento e investimento (“SCFIs“), também conhecidas como financeiras. A referida resolução altera a Circular n.º 3.614, de 14 de novembro de 2012, responsável por regulamentar a emissão de LCIs.
Com a edição da nova norma, as SCFIs passam a dispor de mais um instrumento de captação, ampliando o leque de instrumentos disponíveis para seu financiamento. Até então, a emissão de LCIs era restrita a bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimo, companhias hipotecárias, bancos de investimento e cooperativas de crédito.
Ao fortalecer o papel das SCFIs no financiamento de médio e longo prazo, a medida tende a aumentar a concorrência no mercado de crédito imobiliário, o que, por sua vez, pode contribuir para a redução dos custos de financiamento para os tomadores de crédito.
A Resolução BCB n.º 471 é resultado da Consulta Pública n.º 101, de 2024, e entrará em vigor em 1º de julho de 2025.
As equipes de Regulatório Bancário e Imobiliário do Pinheiro Guimarães estão à disposição para auxiliar sobre as novas regras na referida resolução.
Para acessar a íntegra da Resolução BCB n.º 471, que altera a Circular n.º 3.614, de 14 de novembro de 2012, que dispõe sobre as condições de emissão de Letra de Crédito Imobiliário, clique aqui.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.
CMN atualiza regras do crédito imobiliário, que passam a valer a partir de 1º de julho de 2025
CNJ suspende provimento que restringia alienação fiduciária de imóveis por instrumento particular
Publicada a Lei n.º 15.222/2025, que alterou a CLT para prever a prorrogação da licença-maternidade nos casos em que a internação hospitalar da mãe ou do recém-nascido superar duas semanas
Câmara aprova PL n.º 1.087: isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e tributação de dividendos
CVM inicia consulta pública para reforma da regulação sobre crowdfunding de investimentos
STF suspende regra que reduzia prazo de prescrição e poderia encerrar ações de improbidade administrativa
CVM inicia consulta pública sobre negociação de ações de própria emissão