São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
O Banco Central do Brasil (“BC“) divulgou, em entrevista coletiva, a sua lista de prioridades regulatórias para o próximo biênio.
As instituições que atuam no Sistema de Pagamento Brasileiro (“SPB“) devem ficar atentas aos tópicos abaixo considerados prioritários.
Encerrada a Consulta Pública n.º 108/2024, o BC está agora trabalhando para finalizar a regulamentação sobre a prestação de serviços de BaaS por parte das instituições financeiras, instituições de pagamento e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC.
BC pretende revisar a regulamentação dos serviços de pagamento e transferência internacionais, o que deverá incluir regras sobre quem pode prestar os referidos serviços e como tais serviço podem ser prestados.
O BC divulgou, no dia 13 de fevereiro de 2025, a Consulta Pública n.º 117/2025, com o objetivo de obter contribuições sobre nova regulamentação sobre a denominação das instituições autorizadas a funcionar pelo BC. As contribuições devem ser enviadas até 31 de maio de 2025.
Encerrada a Consulta Pública n.º 104/2024, o BC está agora trabalhando para finalizar a regulamentação que deverá aprimorar as estruturas de gerenciamento centralizado de riscos nos arranjos de pagamento integrantes do SPB.
O BC pretende revisar as regras aplicável aos arranjos de pagamento pós-pagos, incluindo temas como as tarifas de bandeiras e de intercâmbios.
O BC divulgou, em 4 de abril de 2025, a tomadas de subsídios por meio do Edital de Participação Social n.º 118 com o objetivo de obter contribuições sobre a possibilidade de regulamentar a prestação de serviço de solicitação e armazenamento de token de dados de instrumentos de pagamento, tipicamente ofertados por meio de carteiras digitais. As contribuições devem ser enviadas até 2 de junho de 2025.
A íntegra da entrevista coletiva divulgada pelo BC pode ser acessada aqui.
A equipe de Regulatório do Pinheiro Guimarães está à disposição para auxiliar em quaisquer dos temas acima descritos.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.
STF retoma julgamento envolvendo a aquisição e arrendamento de imóvel rural por sociedade brasileira controlada por estrangeiro
Pillar 2: Estrutura, Implementação no Brasil e Desafios Jurídico-Tributários
Retrospectiva Tributária 2025: o que mudou em âmbito federal e quais os impactos para 2026
Sancionada lei complementar que reduz incentivos e benefícios tributários federais, eleva o IRRF sobre JCP e aumenta alíquota da CSLL
Pinheiro Guimarães atua em aquisição estratégica no segmento de fintech
Pinheiro Guimarães participou de eventos em Riade, Dubai e Abu Dhabi
Fraude à execução e fraude contra credores: distinções, fundamentos e implicações práticas