Publicações e Eventos

Banco Central lança consulta pública sobre o tratamento contábil dado aos ativos e passivos de ações de sustentabilidade

Banco Central lança consulta pública sobre o tratamento contábil dado aos ativos e passivos de ações de sustentabilidade

No dia 9 de abril de 2025, o Banco Central publicou o edital da Consulta Pública n.º 119/2025 com o objetivo de obter contribuições à proposta de resolução para regular os critérios contábeis a serem observados pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central na mensuração, no reconhecimento, na baixa e na evidenciação contábeis de ativos e de passivos de sustentabilidade.

 

De acordo com a norma proposta, “ativo de sustentabilidade” é definido como o ativo não financeiro com as seguintes características: (a) fungível, incorpóreo e sem substância física; (b) transferível separadamente em uma negociação; e (c) originado com o objetivo de promover a sustentabilidade socioambiental e climática, incluindo o ativo destinado a prevenir, controlar, reduzir ou remover emissões de gás de efeito estufa.

 

Já “passivo de sustentabilidade” é definido como o passivo originado de obrigação legal ou não formalizada, que: (a) decorre de compromisso relacionado à sustentabilidade socioambiental ou climática, incluindo a obrigação decorrente de ações, com objetivo de prevenir, controlar, reduzir ou remover emissão gás de efeito estufa; e (b) pode ser liquidado com ativos de sustentabilidade.

 

Os termos da resolução submetida a comentários merecem especial atenção. Se aprovada nos termos propostos, as suas regras deverão ser aplicadas desde a sua entrada em vigor, não havendo prazo de carência para adequação.
As contribuições devem ser submetidas até o dia 31 de maio de 2025.

A equipe de Regulatório Bancário do Pinheiro Guimarães está à disposição para auxiliar na análise e na participação da referida consulta pública.

Para acessar a íntegra do edital da Consulta Pública n.º 119/2025, que submete à consulta pública minutas de resolução do Conselho Monetário Nacional e de resolução do Banco Central do Brasil que dispõem sobre os critérios contábeis a serem observados pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil na mensuração, no reconhecimento, na baixa e na evidenciação contábeis de ativos e de passivos de sustentabilidade, clique aqui.


   

Leia também:
 

 
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.


Área Relacionada


Profissionais Relacionados

Marcia Lamarão Rosa e Silva

Ver +
Limpar Ver Todos

Publicações Relacionadas

Notícias - 10/04/2025

Banco Central faz tomada de subsídios sobre tokenização de cartões

Client Alert - 11/11/2024

BC publica Consulta Pública para regular a prestação de serviços de BaaS

Artigos - 05/12/2024

Debêntures Incentivadas e de Infraestrutura: regulações ministeriais publicadas até o momento

Notícias - 03/09/2024

CMN regulamenta metodologia de cálculo da taxa legal

Útimas Publicações

Notícias - 31/10/2025

CVM propõe mudanças nas regras dos Fundos de Investimento Imobiliários – FIIs

Notícias do Escritório - 30/10/2025

Pinheiro Guimarães participou da 22nd Annual Brazil Investor Conference

Notícias - 29/10/2025

Novo decreto prorroga para 2029 o prazo para realização do georreferenciamento de imóveis rurais certificado pelo INCRA

Notícias do Escritório - 24/10/2025

Pinheiro Guimarães é reconhecido pelo Chambers Brazil: Transactional 2025

Artigos - 20/10/2025

Quando um terceiro pode ser responsabilizado pelo rompimento de um contrato alheio?

Notícias - 16/10/2025

O plenário do STF determinou, por maioria de votos, que o cumprimento da sentença trabalhista não poderá ser promovido em face de empresa integrante de grupo econômico que não tenha participado da fase de conhecimento do processo

Notícias - 15/10/2025

PGFN e Receita Federal iniciam nova fase de transação tributária envolvendo dívidas tributárias judicializadas de alto valor

Notícias - 14/10/2025

STJ: Matéria de defesa não alegada em Embargos à Execução sujeita-se à preclusão

Mantenha-se atualizado com as principais notícias e artigos

Cadastre-se para receber nossas publicações:

Receba Nosso
Mailing