São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
O Banco Central publicou a tomada de subsídios n.º 118/2025 com o objetivo de obter contribuições para o aprimoramento da regulação de arranjos de pagamentos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
A tomada de subsídios diz respeito à possibilidade de impor aos instituidores de arranjos a necessidade de preverem uma nova modalidade de participação em seus regulamentos para disciplinar a prestação de serviço de solicitação e armazenamento de token de dados de instrumentos de pagamento, tipicamente ofertados por meio de carteiras digitais.
Forma propostas cinco questões sobre (i) a definição de “solicitante de token”; (ii) a caracterização como participante de arranjo ou como entidade autorizada pelo Banco Central; (iii) regras de cobranças de tarifas; (iv) limites de tarifas; (v) recomendações de outros serviços a serem regulados.
As contribuições, que devem ser submetidas até o dia 2 de junho de 2025, serão utilizadas como base para a elaboração de uma proposta de normativo regulatório, a ser objeto de uma futura consulta pública.
A equipe de Regulatório Bancário do Pinheiro Guimarães está à disposição para auxiliar na análise e na participação da referida tomada de subsídios.
Para acessar a íntegra do edital n.º 118/2025, que divulga informações para realização de mecanismo de participação social, na forma de tomada de subsídios, com o objetivo de obter contribuições para a regulação de arranjos de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro SPB e de suas modalidades de participação, clique aqui.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.
Pinheiro Guimarães lawyers shortlisted for the IFLR1000 Women in Business Law Americas Awards.
STJ autoriza a utilização conjunta da Lei Anticorrupção e da Lei de Improbidade Administrativa
PGFN publica nova modalidade de transação que promete beneficiar os bons pagadores
Banco Central lança consulta pública sobre o tratamento contábil dado aos ativos e passivos de ações de sustentabilidade
CGU abre consulta pública sobre norma de avaliação de programas de integridade na nova Lei de Licitações
PGFN dispensa a contestação e a apresentação de recursos em discussões relacionadas à exclusão do ICMS-DIFAL da base de cálculo do PIS e da COFINS
Debêntures Incentivadas e de Infraestrutura: regulações ministeriais publicadas até o momento
BCB e CVM divulgam Edital para participação social para contribuições sobre aprimoramento de normas sobre investimentos de não residentes
BC publica Consulta Pública para regular a prestação de serviços de BaaS