Publicações e Eventos

STJ define: Arresto online não exige prévia tentativa de citação por oficial de justiça

STJ define: Arresto online não exige prévia tentativa de citação por oficial de justiça

​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou o entendimento no sentido de que a tentativa frustrada de citação por oficial de justiça não é um requisito prévio para a realização de arresto eletrônico de ativos financeiros.

 

A medida surge como uma resposta à dificuldade enfrentada por magistrados na busca por efetividade nas execuções. O debate jurídico se estabeleceu quando instâncias inferiores indeferiram o pedido de arresto eletrônico, sob o entendimento de que a citação do devedor deveria ter sido tentada por oficial de justiça. Tais decisões consideravam que a modalidade de citação por via postal, mesmo que infrutífera, não preenchia o requisito do artigo 830 do CPC.

 

No entanto, o Ministro Moura Ribeiro argumentou que a participação do oficial de justiça no ato citatório não é imperativa. A citação pode ser feita por via eletrônica ou postal, conforme os artigos 246 e 247 do CPC, mesmo em execuções de quantia certa contra devedor solvente. Ele destacou que o oficial de justiça só é necessário para a expropriação de bens que, por sua natureza ou condição, não possam ser avaliados ou alienados sem sua atuação. Diante disso, o ministro concluiu que, se o oficial de justiça não tem meios materiais para promover o arresto eletrônico, não há como condicionar o deferimento da medida a uma tentativa prévia de citação por esse servidor.

 

A decisão do STJ estabelece que, frustrada a tentativa de localização do devedor, seja por via postal ou por oficial de justiça, estará viabilizado o arresto eletrônico de seus bens. A tese central é de que a tentativa de citação por oficial de justiça não constitui pré-requisito para o deferimento do arresto on-line. O entendimento busca acelerar a liquidação de débitos, adaptando o processo judicial às ferramentas eletrônicas como o BacenJud.

A equipe Contencioso Cível e Arbitragem do Pinheiro Guimarães está à disposição para avaliar as implicações e oportunidades relacionadas a essa matéria.

Para acessar a íntegra do acórdão REsp 2.099.780, que trata de processual civil, recurso especial, execução de título extrajudicial, citação por via postal e pedido de arresto eletrônico de ativos financeiros, clique aqui.


   

Leia também:
 

 
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.


Profissionais Relacionados

Marco Aurélio Scampini Siqueira Rangel

Ver +
Limpar Ver Todos

Publicações Relacionadas

Artigos - 01/08/2023

Qual é a melhor forma de resolver uma disputa contratual?

Artigos - 10/08/2023

Negócios Jurídicos Processuais

Notícias - 18/05/2020

Você conhece o Dispute Board como método de solução de conflitos?

Notícias do Escritório - 25/03/2024

Advogadas do Pinheiro Guimarães são reconhecidas no ranking do guia Análise Advocacia Mulher 2024

Útimas Publicações

Artigos - 15/01/2026

Mercado de Capitais em Transformação: retração dos IPOs, expansão do crédito privado e o avanço de estruturas como o “IPO reverso”

Artigos - 14/01/2026

Inteligência Artificial: aspectos gerais, responsabilidade civil e utilização no Judiciário

Notícias - 13/01/2026

STF retoma julgamento envolvendo a aquisição e arrendamento de imóvel rural por sociedade brasileira controlada por estrangeiro

Artigos - 08/01/2026

Pillar 2: Estrutura, Implementação no Brasil e Desafios Jurídico-Tributários

Boletins - 05/01/2026

Boletim Legislativo #28

Artigos - 30/12/2025

Retrospectiva Tributária 2025: o que mudou em âmbito federal e quais os impactos para 2026

Notícias - 29/12/2025

Sancionada lei complementar que reduz incentivos e benefícios tributários federais, eleva o IRRF sobre JCP e aumenta alíquota da CSLL

Notícias do Escritório - 26/12/2025

Pinheiro Guimarães atua em aquisição estratégica no segmento de fintech

Mantenha-se atualizado com as principais notícias e artigos

Cadastre-se para receber nossas publicações:

Receba Nosso
Mailing