Publicações e Eventos

B3 atualiza Edital de Audiência Restrita referente à evolução das regras do Novo Mercado

B3 atualiza Edital de Audiência Restrita referente à evolução das regras do Novo Mercado

No contexto do contínuo aprimoramento das regras e práticas de governança corporativa aplicáveis às companhias listadas no Novo Mercado, a B3 publicou, no dia 29 de maio de 2025, um aditamento ao Edital de Audiência Restrita n.º 1/2025-DIE, que trata da proposta de evolução das regras aplicáveis a esse segmento. Dentre os destaques do aditamento, está a decisão da B3 de alterar a sistemática de votação: em vez da deliberação por blocos temáticos (i.e., Regulamento-Base; Bloco A – Novo Mercado Alerta; Bloco B – Confiabilidade das Demonstrações Financeiras), os votos agora deverão ser manifestados item a item, conferindo maior granularidade e liberdade às companhias na avaliação das 25 propostas em discussão. As propostas abordam temas como independência e limites de mandato de conselheiros, estrutura e funcionamento de comitês, regras e transparência dos canais de denúncias, sanções, critérios de liquidez e mecanismos adicionais de proteção ao investidor.

 

Os prazos e procedimentos para manifestação permanecem inalterados. As companhias listadas no Novo Mercado poderão registrar suas manifestações até 30 de junho de 2025, por meio do sistema eletrônico disponibilizado pela B3. Nos termos do artigo 77, §2º, do Regulamento do Novo Mercado, a manifestação deve ser previamente deliberada pelo conselho de administração da companhia, com posterior divulgação da ata contendo a transcrição integral da posição adotada. Conforme o artigo 76 do mesmo regulamento, as alterações serão consideradas aprovadas salvo se houver manifestação contrária e expressa, de mais de 1/3 das companhias listadas. A ausência de manifestação será interpretada como anuência tácita às propostas submetidas.

 

A B3 também sinalizou que, nos próximos seis meses, iniciará uma nova frente de trabalho para tratar de temas processuais do Regulamento do Novo Mercado, incluindo os critérios de apuração do quórum para aprovação de alterações. A expectativa é que esse novo ciclo de aprimoramento normativo seja conduzido em diálogo com o mercado, com vistas a promover maior clareza, segurança jurídica e efetividade na aplicação das regras do Novo Mercado.

Para mais informações ou esclarecimentos sobre as mudanças propostas pela B3, a equipe de Mercado de Capitais do Pinheiro Guimarães está à disposição para avaliar as implicações e oportunidades relacionadas a essa matéria.

Para acessar a íntegra do Edital de Audiência Restrita n.º 1/2025-DIE, que atualiza Edital de Audiência Restrita referente à evolução das regras do Novo Mercado, clique aqui.


   

Leia também:
 

 
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.


Área Relacionada


Profissionais Relacionados

Francisco José Pinheiro Guimarães

Ver +

Fernando John Friedmann Junior

Ver +
Limpar Ver Todos

Publicações Relacionadas

Notícias - 01/04/2025

B3 inicia Audiência Restrita com as companhias listadas no Novo Mercado para discutir propostas de alteração do Regulamento do Novo Mercado

Artigos - 28/05/2025

Recompra de Ações: Aspectos Gerais e Regulamentação Aplicável

Artigos - 22/05/2025

Aspectos Práticos da Governança Corporativa

Artigos - 07/01/2025

Aspectos Gerais e Desenvolvimentos Recentes nas Ofertas Públicas de Distribuição de Ações no Brasil

Útimas Publicações

Notícias - 31/10/2025

CVM propõe mudanças nas regras dos Fundos de Investimento Imobiliários – FIIs

Notícias do Escritório - 30/10/2025

Pinheiro Guimarães participou da 22nd Annual Brazil Investor Conference

Notícias - 29/10/2025

Novo decreto prorroga para 2029 o prazo para realização do georreferenciamento de imóveis rurais certificado pelo INCRA

Notícias do Escritório - 24/10/2025

Pinheiro Guimarães é reconhecido pelo Chambers Brazil: Transactional 2025

Artigos - 20/10/2025

Quando um terceiro pode ser responsabilizado pelo rompimento de um contrato alheio?

Notícias - 16/10/2025

O plenário do STF determinou, por maioria de votos, que o cumprimento da sentença trabalhista não poderá ser promovido em face de empresa integrante de grupo econômico que não tenha participado da fase de conhecimento do processo

Notícias - 15/10/2025

PGFN e Receita Federal iniciam nova fase de transação tributária envolvendo dívidas tributárias judicializadas de alto valor

Notícias - 14/10/2025

STJ: Matéria de defesa não alegada em Embargos à Execução sujeita-se à preclusão

Mantenha-se atualizado com as principais notícias e artigos

Cadastre-se para receber nossas publicações:

Receba Nosso
Mailing