São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Daniel Shingai, associado do time de Contencioso Cível do Pinheiro Guimarães, ministrou aula em curso da Rede de Direito Civil Contemporâneo, disponível no Youtube, sobre o tema da responsabilidade civil pré-contratual.
O tema da responsabilidade civil pré-contratual (conhecida também por responsabilidade civil por “culpa in contrahendo”) é uma categoria jurídica em expansão. Nela, nas últimas décadas, a doutrina vem reconhecendo novas figuras, trazendo complexidade e novos desafios.
O vídeo aborda a origem e a importância do tema da responsabilidade civil pré-contratual, tratando da extensão da indenização nos dois grupos de casos mais famosos: os casos dos contratos nulos e de responsabilidade civil pela ruptura abrupta das negociações.
Os casos de contratos nulos estão na origem da categoria da responsabilidade civil pré-contratual, mas são os casos de ruptura abrupta das negociações que deram fama ao tema. A importância dessa categoria está ligada ao tema da indenização, pois foi justamente criada para dar fundamento a uma indenização diferente nos casos em que um contrato foi declarado nulo ou nos casos em que uma tratativa negocial foi rompida abusivamente.
Leia também:
br>
Confira mais artigos e notícias sobre Contencioso Cível e Arbitragem, clicando aqui.
Ofertas Públicas vs. Colocações Privadas de Valores Mobiliários no Brasil: o que muda na prática
Senado aprova projeto de lei que unifica processo de ratificação de registros decorrentes de alienações e concessões de terras da União situadas em faixas de fronteira
Senado aprova projeto de lei que amplia a isenção do imposto de renda da pessoa física e institui tributação mínima para altas rendas e tributação dos dividendos
Pinheiro Guimarães participou do 3º Congresso de Compliance e Ética Empresarial do IBDEE
CVM propõe mudanças nas regras dos Fundos de Investimento Imobiliários – FIIs