Publicações e Eventos

Responsabilidade civil pré-contratual

Daniel Shingai, associado do time de Contencioso Cível do Pinheiro Guimarães, ministrou aula em curso da Rede de Direito Civil Contemporâneo, disponível no Youtube, sobre o tema da responsabilidade civil pré-contratual.

 

O tema da responsabilidade civil pré-contratual (conhecida também por responsabilidade civil por “culpa in contrahendo”) é uma categoria jurídica em expansão. Nela, nas últimas décadas, a doutrina vem reconhecendo novas figuras, trazendo complexidade e novos desafios.

 

O vídeo aborda a origem e a importância do tema da responsabilidade civil pré-contratual, tratando da extensão da indenização nos dois grupos de casos mais famosos: os casos dos contratos nulos e de responsabilidade civil pela ruptura abrupta das negociações.

 

Os casos de contratos nulos estão na origem da categoria da responsabilidade civil pré-contratual, mas são os casos de ruptura abrupta das negociações que deram fama ao tema. A importância dessa categoria está ligada ao tema da indenização, pois foi justamente criada para dar fundamento a uma indenização diferente nos casos em que um contrato foi declarado nulo ou nos casos em que uma tratativa negocial foi rompida abusivamente.

 


   

Leia também:
 

 
Confira mais artigos e notícias sobre Contencioso Cível e Arbitragem, clicando aqui.

Limpar Ver Todos

Últimas Notícias e Artigos

Notícias Jurídicas

Mantenha-se atualizado com as principais notícias e artigos!

Receba Nosso
Mailing