Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Em dezembro de 2015, entrou em vigor a Lei Federal n.º 13.178, de 22 de outubro de 2015 (“Lei n.º 13.178“), que disciplinou a ratificação dos registros imobiliários referentes a imóveis rurais situados nas faixas de fronteira com origem em títulos de alienação ou de concessão de terras devolutas expedidos pelos Estados.
Para imóveis rurais com área de até quinze módulos fiscais, a ratificação se deu de forma automática, salvo em hipóteses específicas, como nos casos de desapropriação para fins de reforma agrária ou de questionamento quanto ao domínio.
Com relação aos imóveis rurais com área superior a quinze módulos fiscais, a ratificação prevista na Lei n.º 13.178 ficou condicionada à certificação de georreferenciamento do imóvel pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e à atualização do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural. Em 2021, o prazo para a realização desses procedimentos, originalmente previsto para encerrar em outubro de 2019, foi prorrogado para outubro de 2025.
Com a publicação da Lei n.º 15.206, de 12 de setembro de 2025 (“Lei n.º 15.206“), o prazo foi novamente estendido por mais cinco anos. Assim, os proprietários de imóveis rurais com área superior a quinze módulos fiscais, cujos registros imobiliários tenham origem em alienação ou concessão de terras devolutas, e que tenham interesse em obter a ratificação prevista na Lei n.º 13.178, passaram a ter até de 2030 para requerer tal ratificação.
O Pinheiro Guimarães conta uma equipe imobiliária especializada acompanhando o tema e está à disposição para avaliar as implicações e oportunidades relacionadas a esse assunto.
Para acessar a íntegra da Lei n.º 15.206, que altera a Lei n.º 13.178, de 22 de outubro de 2015, para ampliar o prazo para requerer a certificação de georreferenciamento e a atualização do Sistema Nacional de Cadastro Rural para fins de ratificação de registros de imóveis rurais na faixa de fronteira, clique aqui.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias, clicando aqui.
CMN atualiza regras do crédito imobiliário, que passam a valer a partir de 1º de julho de 2025
CNJ suspende provimento que restringia alienação fiduciária de imóveis por instrumento particular
CVM propõe mudanças nas regras dos Fundos de Investimento Imobiliários – FIIs
Pinheiro Guimarães participou da 22nd Annual Brazil Investor Conference
Novo decreto prorroga para 2029 o prazo para realização do georreferenciamento de imóveis rurais certificado pelo INCRA
Pinheiro Guimarães é reconhecido pelo Chambers Brazil: Transactional 2025
Quando um terceiro pode ser responsabilizado pelo rompimento de um contrato alheio?
O plenário do STF determinou, por maioria de votos, que o cumprimento da sentença trabalhista não poderá ser promovido em face de empresa integrante de grupo econômico que não tenha participado da fase de conhecimento do processo
PGFN e Receita Federal iniciam nova fase de transação tributária envolvendo dívidas tributárias judicializadas de alto valor
STJ: Matéria de defesa não alegada em Embargos à Execução sujeita-se à preclusão