Publicações e Eventos

Fretamento Colaborativo – Nova Decisão da Justiça Federal

Justiça Federal de Sergipe rejeita pretensão da FETRALSE e confirma legalidade do modelo de fretamento colaborativo intermediado pela Buser.

 

Em linha com outros precedentes no país, Justiça Federal de Sergipe confirma legalidade do modelo de fretamento colaborativo intermediado por empresas privadas, sinalizando garantia à livre concorrência e iniciativa e assegurando ambiente favorável a inovações e novas tecnologias.

 

Em 5.5.2023, a 21ª Vara Cível de Aracaju julgou improcedente Ação Coletiva ajuizada pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe – FETRALSE contra a Buser Brasil Tecnologia. A Ação Coletiva pretendia que fosse declarada a ilegalidade do modelo de negócios da Buser, especialmente quanto a oferta e prestação de serviços de intermediação, bem como fosse determinada a interrupção da prestação de serviços realizada pela startup.

 

Além disso, o juízo federal declarou a abusividade da regra do “circuito fechado”, qual seja, que um mesmo grupo de pessoas obrigatoriamente regresse ao seu ponto de origem no mesmo veículo após percorrer um determinado itinerário, pois a regra cria uma obrigação não só para a fretadora autorizada, mas uma imposição ao usuário (consumidor) do serviço, o que é incompatível com os preceitos legais e viola a autonomia da vontade e a liberdade de locomoção.

 

A sentença da Justiça Federal Sergipana se junta a diversas outras decisões pelo país que garantem a livre concorrência e iniciativa e criam um ambiente mais favorável a inovação e a novas tecnologias.

 

Pinheiro Guimarães conta uma equipe especializada acompanhando o tema e está à disposição para dúvidas e esclarecimentos adicionais.

 

Para acessar a íntegra do Processo nº 202012100277, que confirma legalidade do modelo de fretamento colaborativo intermediado pela Buser, clique aqui.


 

Leia também:
 

 

Confira mais artigos e notícias sobre Contencioso Cível e Arbitragem, clicando aqui.

Limpar Ver Todos

Útimas Publicações

Notícias do Escritório - 03/07/2025

Pinheiro Guimarães participa de evento promovido pelo INEA sobre Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS)

Notícias - 02/07/2025

Decisão do STF sobre Marco Civil da Internet e o Cenário Eleitoral de 2026

Notícias - 01/07/2025

Congresso derruba aumento do IOF

Notícias do Escritório - 30/06/2025

Pinheiro Guimarães é reconhecido pelo Chambers Brazil: Regions 2025

Artigos - 26/06/2025

Governança Corporativa: fundamentos, estrutura e boas práticas segundo o Código IBGC

Artigos - 24/06/2025

Aspectos Gerais da Lei de Fomento à Base Industrial de Defesa

Notícias do Escritório - 23/06/2025

Pinheiro Guimarães participou do Latin America Tax Practice Trends Annual Conference

Notícias - 20/06/2025

CVM adia entrada em vigor da nova regulamentação sobre OPA para 1.10.2025

Mantenha-se atualizado com as principais notícias e artigos

Cadastre-se para receber nossas publicações:

Receba Nosso
Mailing