São Paulo
Av. Brig. Faria Lima 3064, 14º Andar
01451-000 - São Paulo - SP - Brasil
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 181, 27º Andar
20040-918 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Publicada no dia 30 de dezembro de 2019, a Lei Complementar n.º 171 alterou o artigo 33 da Lei Complementar n.º 87/1996, para prorrogar o termo inicial do benefício fiscal consistente na possibilidade de creditamento de ICMS com relação às mercadorias utilizadas ou consumidas pelos estabelecimentos no processo de produção de produtos destinados à exportação.
Inicialmente previsto para entrar em vigor a partir de 1998, após sucessivas prorrogações – seis, no total – a sistemática entraria em vigor no dia 1º de janeiro deste ano. Com a alteração, somente a partir de 2033 as empresas poderão tomar créditos do imposto com relação a energia elétrica, serviços de telecomunicações e insumos.
Segundo informações da Agência Senado, a medida visa evitar a perda de arrecadação para os estados, estimada em R$31 bilhões.
Para acessar a íntegra da Lei Complementar n.º 171, que altera a Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996 (Lei Kandir), para prorrogar prazos em relação à apropriação dos créditos do imposto estadual sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), clique aqui.
Leia também:
Confira mais artigos e notícias sobre Tributário, Benefícios fiscais e ICMS, clicando aqui.
Mantenha-se atualizado com as últimas informações legislativas por meio do nosso Boletim Legislativo, disponível em nossa página oficial no LinkedIn. Para acessar, clique aqui.
Publicada hoje nova decisão do Ministro Alexandre de Moraes afastando a cobrança retroativa do IOF, incialmente prevista na decisão da última quarta-feira
Pinheiro Guimarães é destaque no guia Análise Advocacia Regional 2025
CVM lança regime FÁCIL e inaugura nova era de acesso ao mercado de capitais para companhias de menor porte
Ministro Alexandre de Moraes suspende os Decretos Presidenciais e o Decreto Legislativo referentes ao IOF
Pinheiro Guimarães participa de evento promovido pelo INEA sobre Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS)
Decisão do STF sobre Marco Civil da Internet e o Cenário Eleitoral de 2026